ISEC Lisboa acolheu a nona edição do Symposium Grafica

Decorreu nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a nona edição do encontro internacional de investigação sobre design gráfico e publicidade – Symposium Grafica – que contou com a coordenação do centro de investigação TGRAF do ISEC Lisboa. Durante três dias, o ISEC Lisboa acolheu este encontro onde contou com a presença de docentes e investigadores internacionais.

A sessão de abertura contou com a presença da Presidente do ISEC Lisboa, Cristina Ventura e do representante do Comité Organizador do Symposium Grafica, Daniel Tena. Em seguida, o diretor do centro de investigação TGRAF, Rafael Pozo, apresentou o programa e os principais objetivos deste encontro.

Jorgi Català iniciou a sessão de trabalhos com o tema Comunicación Científica – Estrategia y Diseño Gráfico. A importância do design gráfico na transmissão de informação através de infografias foi o principal tema da sua intervenção. Num segundo momento, deu-se a entrega de prémios a Beatriz Hontanilla pelo seu artigo El papel de la tipografia en la percepción de una marca a José Ayala pelo artigo Componentes de los indentificadores visuales y su efecto en el reconocimento de marca a quem o ISEC Lisboa congratula e deseja o maior sucesso profissional. Cristina Ventura, presidente do ISEC Lisboa, fechou o primeiro dia de apresentações com uma comunicação sobre a importância e relação entre a Academia, Ciência e a Investigação. No final do dia, o ISEC Lisboa presenteou todos os participantes do encontro com uma atuação de fados que contou com a presença de António Cardoso na guitarra portuguesa e voz, José Elmiro Nunes na viola de fado e a fadista Carolina Gomes. 

No segundo dia, a conferência internacional iniciou-se com a comunicação dos professores da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa (ECAIC), Ana do Carmo e Fernando Coelho, moderado pelo investigador José Manuel Martinez. Estudo da perceção da expressividade da tipografia com base em escalas semânticas foi o tema escolhido. De seguida, as docentes da ECAIC, Mónica Lameiro e Maria Inês Lourenço na sua intervenção intitulada Design de Comunicação Cultura: uma abordagem sistémica, apresentam os resultados dos trabalhos desenvolvidos na unidade curricular Projeto, da Licenciatura em Design e Produção Gráfica. Fátima Caiado, docente da ECAIC, apresentou a sua investigação How can creation occur by imitating others’ artwork focando-se na relação entre o design gráfico e as artes plásticas. Ainda na mesma mesa de investigação, o docente Fernando Miguel Marques, na sua apresentação: Encadernação de um livro em branco, apresentou a maior dificuldade sentida durante o processo de encadernação em contexto de sala de aula – a falta de experiência dos alunos com trabalhos manuais – o que complica o processo de aprendizagem da mesma.

La realización de “Paper Pop-up” como habilidad tridimensional é o tema que encerra a segunda mesa de investigação. Durante a sua comunicação, o professor António Bajanca explica as fases de desenvolvimento e os principais objetivos de um projeto pop-up. Na terceira mesa de investigação, dedicada essencialmente à apresentação de investigações e respectivos resultados, contou como oradores, a docente da ECAIC, a professora Maria Inês Lourenço, com o tema Design Gráfico e Arte Pública: Um Estudo Comparativo na Comunicação da Mensagem, com Verónica Vielma e Jose M. Martínez com a investigação ¿Cómo dejar huella en los demás con nuestra Marca? e La actividad del prototipado en diseño. Una perspectiva académica, comunicado por Noel Díaz e Rafael Pozo. 

A conferência central do segundo dia do Symposium Grafica coube ao Reitor da Universidade Ramon Llull, o Dr. Josep Rom. Diseño y Publicidad en la Universidad, título da sua comunicação, aborda a história do design gráfico e a sua importância nos estabelecimentos de ensino. 

A tarde do segundo dia do evento foi aberta com a comunicação do coordenador do centro de investigação TGRAF, Rafael Pozo e o docente da ECAIC, o professor Fernando Miguel Marques. De seguida, Antía Iglesias e Ana Soler, apresentaram a sua investigação Micro-visualización del potencial físico-químico de tres papeles elaborados a partir del residuo de especies exótico-invasoras (EEI) y análisis de sus propriedades técnicas y creativas aplicadas a la estampación artística y técnicas gráficas. Para fechar a quinta mesa, Raquel Ávila debate o tema Propuesta de estudio exploratorio para la detección de elementos de marca en los Códigos QR.

Este dia terminou com um workshop dinamizado por Elena Bartomeu e Lluc Massaguer intitulado L’agència material en el disseny: connexions sensorials e com uma exposição de posters sobre o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular Projeto, supervisionado pelas professoras Mónica Lameiro e Maria Inês Lourenço.

O terceiro e último dia do Symposium Grafica abriu com o tema Debate en torno a la actividad de los profesionales del diseño y la publicidad, apresentado por Miquel Campmany, Tin Fonts, Jesús del Hoyo, José Ayala e José Manuel Martínez Bouza. A nona mesa, moderada por Daniel Tena, foca-se na importância do debate numa investigação – Debate en torno a la Investigación, apresentada por Patrícia Lázaro, Elena Bartomeu, Rafael Pozo y Francesc Morera. 

A décima mesa, moderada por Josep Rom, abordou temas como a evolução da tipografia, a importância do design num museu e o design e as políticas políticas da economia circular. Para fechar, Rafael Pozo, Daniel Tena e Ana Entenza, encerram o ciclo de apresentações com os temas Investigación aplicada en diseño. Etapas de la actividad e Redactar para “Grafica” y “Questiones Publicitarias”, respetivamente.

A cerimónia de encerramento contou com Daniel Tena, Rafael Pozo e Cristina Ventura que fizeram um balanço positivo e agradeceram a todos os envolvidos pela partilha de conhecimento.

O ISEC Lisboa agradece a todos os participantes, investigadores, docentes e colaboradores por terem contribuído para o sucesso do simpósio.

MUITO OBRIGADO