IX Symposium Grafica / TGRAF

Docentes e Investigadores do ISEC Lisboa participam na IX edição do Symposium Grafica

O segundo dia do Symposium Grafica, a 7 de setembro, contou com a participação dos investigadores do centro de investigação TGRAF que integram o corpo docente da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa (ECAIC), que apresentaram os seus temas sob a orientação de Rafael Pozo, diretor do centro de investigação TGRAF.

A sessão da manhã foi aberta pelos docentes Ana do Carmo e Fernando Coelho com o tema: Estudo da percepção da expressividade da tipografia com base em escalas semânticas foi o tema escolhido. A tipografia é um veículo de comunicação, através desta podemos influenciar como o leitor se vai sentir ao ler uma determinada mensagem. “A expressividade que o desenho da letra transmite é um fator importante na escolha de um tipo.” reforça a professora Ana do Carmo uma vez que, a investigação apresentada foca-se essencialmente na expressão tipográfica e nos elementos que a constituem. 

De seguida, a segunda comunicação do dia coube às docentes Mónica Lameiro e Maria Inês Lourenço que apresentaram os resultados do projeto que implementaram na Unidade Curricular: Projeto da Licenciatura em Design e Produção Gráfica. Design de Comunicação Cultural: uma abordagem sistémica foi o tema apresentado e resultou devido à lacuna sentida pelas docentes nas áreas artísticas e culturais. O principal objetivo era aproximar duas realidades distintas: o design e a cultura. “O principal objetivo deste ensaio foi estudar os aspetos mais relevantes no desenvolvimento de uma identidade visual para um espaço cultural, onde fosse aplicada a compreensão do conceito de sistema, o seu desenvolvimento e aplicação na identidade de um espaço cultural, polivalente, que acolhesse eventos em áreas como o cinema, o teatro, a música e exposições, situado nas imediações da faculdade.” reforça a professora Mónica Lameiro.

Por sua vez, a docente Fátima Caiado introduziu o seu tema interligando o design e as artes plásticas – How can creation occur by imitating others’ artwork? Drawing from Masters’ Drawings in undergraduate Graphic Design Courses – a proposal. Fernando Miguel Marques, também docente da ECAIC, abordou o tema Elaboração de uma Encadernação de um Livro em Branco. Explica que, em contexto de aula, a encadernação, embora seja uma habilidade que os alunos devessem desempenhar com alguma facilidade, a falta de prática de trabalhos manuais dificulta todo o processo de aprendizagem e execução. Dando continuidade à segunda mesa de investigação, o docente António Bajanca, com a sua apresentação: La realización de “Paper Pop-up” como habilidad tridimensional, explica os princípios do processo de um pop-up de papel, as características e objetivos do mesmo. Para aproximar a audiência ao seu tema, distribuiu pela mesma um pop-up de papel elaborado pelo próprio do Farol de Cacilhas situado em Almada.

Com o tema Design Gráfico e Arte Pública: Um Estudo Comparativo na Comunicação da Mensagem, a professora Maria Inês Lourenço fez uma distinção entre os conceitos de arte pública e design gráfico. A docente afirmou “a palavra design tem muitos significados, existindo algo comum, isto é, a ideia de serviço. Os designers estão geralmente envolvidos na prestação de serviços, o resultado do trabalho por estes produzido vai ao encontro das necessidades humanas, com um papel de importância crescente nas vivências individuais e comunitárias. O design oferece um conjunto de ferramentas que ajudam neste percurso de melhoramento das condições vivenciais. Portanto o design apresenta-se como um processo.” e “A arte pública é vista como um meio para envolver a comunidade e celebrar a diversidade cultural e social. É uma forma de intervenção artística que procura transformar o ambiente urbano e promover a reflexão sobre o espaço e a identidade coletiva. Através da utilização de diversos elementos artísticos, como esculturas, murais, instalações e performances, tornando-se uma ferramenta poderosa para a criação de espaços públicos mais agradáveis, acessíveis e inclusivos.” 

Para fechar a intervenção dos docentes da ECAIC, a professora Manuela Maia abordou o tema – Escolas de Design como sistemas sociais e culturais de criatividade e inovação. A docente, durante a sua comunicação, aborda o papel da criatividade em contexto escolar como fator crucial “Para a criatividade ser efetivamente desenvolvida como competência de primeira linha na profissão de designer as Escolas de design precisam constituir-se como “sistemas criativos” com um compromisso mais aprofundado com os sistemas sociais e culturais.” reforça. Referindo o estudo de Mihaly Csikszentmihalyi implications of a systems perspective for the study of creativity (1999), apresenta uma visão sistémica da criatividade e como esta depende de três fatores cruciais: sociedade, o background pessoal e a cultura.